Diocese

Catedral guarda relíquia de São João Paulo II

22 de outubro, dia em que a Igreja celebra a memória do Papa São João Paulo II. Você sabia que a nossa Catedral Diocesana guarda uma relíquia do Papa Polonês?

Trata-se de uma gota de sangue do então Papa João Paulo II, que Dom Paulo De Conto, bispo emérito de Montenegro recebeu de presente em 2011, do Cardeal Stanislaus Dziwisz, arcebispo de Cracóvia na Polônia.

A gota de sangue presente na relíquia, foi coletada por ocasião de exames laboratoriais do Papa. Monsenhor Stanislaus, na época secretário pessoal do Papa João Paulo, dispôs algumas gotas do sangue em relicários. Dom Paulo De Conto recorda que esta relíquia foi a primeira a vir para o Brasil. 

Entronizado em dezembro de 2016, o Relicário encontra-se na Capela da Ressurreição (Cripta da Catedral) onde pode ser visitada por todos os fiéis.

 

São João Paulo II

São João Paulo II nasceu no dia 18 de Maio de 1920, em Wadowice, na Polônia. Foi batizado com o nome de Karol Wojtyła.

Em Outubro de 1942, entrou no seminário de Cracóvia clandestinamente, por causa da invasão comunista em seu país, e a 1º de Novembro de 1946, foi ordenado sacerdote. Em 4 de Julho de 1958, o Papa Pio XII nomeou-o Bispo auxiliar de Cracóvia. Tendo em vista sua espiritualidade marcadamente mariana, Karol escolheu como lema episcopal a conhecida expressão “Totus tuus”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, grande apóstolo da Virgem Maria. A ordenação episcopal de Wojtyla foi em 28 de Setembro do mesmo ano. No dia 13 de Janeiro de 1964, foi eleito Arcebispo de Cracóvia. Em 26 de Junho de 1967, foi criado Cardeal por Paulo VI. Na tarde de 16 de Outubro de 1978, depois de oito escrutínios, foi eleito Papa.

No dia 22 de Outubro, a Igreja Católica celebra o dia de São João Paulo II. A data foi estabelecida pelo papa Francisco por simbolizar o dia em que Karol Wojtyla celebrou sua primeira missa como Pontífice, em 1978, iniciando seu pontificado.