Seminário Menor São João Maria Vianney | Bom Princípio

Acolhe os vocacionados que não concluíram o Ensino Médio. O seminário foi reinaugurado no dia 06 de setembro de 2008, na missa de instalação da Diocese de Montenegro. Desde sua reinauguração o seminário já acolheu mais de 100 seminaristas. Além das atividades ordinárias ligadas ao currículo escolar do Ensino Médio, são desenvolvidas atividades complementares que visam o amadurecimento da fé e vocacional do seminarista. O ano de 2024 conta com 15 seminaristas que são acompanhados pelo reitor Pe. Luciano Royer, pelo diretor espiritual Pe. Adilson Schlindwein e pelo assistente e animador vocacional Pe. Neilor Schuster

Rua Maria Mendel 51, Bom Princípio-RS
(51) 99937.6869 (WhatsApp)
ssjmv@diocesemontenegro.org.br

Seminário Propedêutico São Paulo Apóstolo | Montenegro

Instalado na Diocese no início de 2013, acolhe os vocacionados que já concluíram o Ensino Médio para que possam cursar o ano propedêutico. Neste período o seminarista é convidado a aprofundar o convívio comunitário, amadurecer a sua fé e caminhada vocacional, bem como conhecer um pouco mais dos ensinamentos da Igreja Católica.

Rua Apolinário de Moraes 1333, Montenegro-RS
sspa@diocesemontenegro.org.br

Seminário Maior São João Batista | Viamão

Acolhe as etapas da formação nominadas por discipulado e configuração. São as etapas que precedem a ordenação diaconal e presbiteral. Nestas etapas o seminarista aprofunda sua vida espiritual, esclarece seu discernimento vocacional e tem a possibilidade de ampliar o autoconhecimento. Além de cursar filosofia e teologia e desenvolver atividades pastorais nas comunidades da diocese. No ano de 2024 a Diocese de Montenegro acolhe junto ao seu seminário os seminaristas da etapa da configuração da Diocese de Caxias do Sul. São 7 seminaristas da Diocese de Montenegro e 4 seminaristas da Diocese de Caxias do Sul. Tem como reitor o Pe. Neimar Schuster e como diretores espirituais os padres Ludinei Marcos Vian, Gabriel Zucki Bagatini e Alexandre Baptista de Oliveira.

Av. Salgado Filho 7100, Bloco B, Bairro Lisboa, Viamão-RS
ssjb@diocesemontenegro.org.br