Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva

Carlos Romulo Gonçalves e Silva nasceu em 24 de janeiro de 1969, em Piratini, Arquidiocese de Pelotas (RS). Estudou o 2º Grau no Seminário São Francisco de Paula, Pelotas (1985-1987), Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) (1988-1990) e Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI (UCPel) (1991-1994). Fez Mestrado em Teologia Espiritual no Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (2002-2004). Foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1994, em Piratini RS. Na Arquidiocese de Pelotas exerceu os seguintes encargos: Assistente do Seminário Menor, Assistente do Propedêutico e Assistente da Filosofia, Vigário Paroquial, Pároco e Reitor do Seminário, Coordenador das Missões Populares e do Serviço de Animação Vocacional, Vigário Geral da Arquidiocese de Pelotas, Responsável pela Pastoral no Colegiado e Coordenador do Curso de Teologia (UCPel) e da Escola Diaconal Arquidiocesana. Em 2017 foi nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Montenegro,  sendo ordenado Bispo no dia 04 de junho de 2017 na catedral São Francisco de Paula em Pelotas/RS.

Nascimento: 24/01/1969
Ordenação Presbiteral: 08/12/1994
Ordenação Episcopal: 04/06/2017
Lema Episcopal: “Servite Domino in Laetitia” – “Servi ao Senhor com Alegria” (Sl 99,2).

Brasão Episcopal

O conteúdo espiritual e pastoral anunciado pelo brasão, com sua estrutura própria, quer relacionar a missão do Bispo com a amada Diocese de Montenegro.

No centro Bíblia aberta, como sinal na pregação da Palavra de Deus, que nos leva ao encontro o Cristo. Este é o caminho percorrido pelo profeta João Batista, que é o padroeiro da Diocese de Montenegro. É João que, ao ver Jesus se aproximando diz: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29). A pregação da Palavra, provoca a conversão, que nos leva à fonte batismal e a toda vida sacramental da Igreja.

O báculo simboliza a missão do bispo: “Recebe o báculo, símbolo do múnus de pastor, e cuida de todo o rebanho no qual o Espírito Santo te constituiu como Bispo, para regeres a Igreja de Deus” (Entrega do báculo na Ordenação). A dignidade vem do Cristo, Bom Pastor.

O Lema escolhido: “SERVITE DOMINO IN LAETITIA” – Servi ao Senhor com alegria (Sl 99,1), é o fruto espiritual e pastoral, da graça do encontro com o Senhor. É com este espirito de alegria e disponibilidade que se serve ao Senhor. Como a Diocese de Montenegro é conhecida como a ‘Diocese da Alegria’, é com este espírito que todos nós somos chamados a servir o Senhor.