Coroação de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho ocorre em 15 de agosto
Na noite desta quinta-feira (15/08), Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças será coroada “Rainha do Povo Gaúcho” na Solenidade de Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria. A cerimônia será realizada às 19h, no Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria.
Nossa Senhora Medianeira foi proclamada “Rainha do Povo Gaúcho” pela Igreja Católica em 31 de maio. A coroação pontifícia busca fortalecer a espiritualidade mariana em tempos de provação após a catástrofe que afetou o Rio Grande do Sul. A iniciativa ocorreu em meio ao contexto de renovação da esperança em um futuro que exige o empenho de todos para reconstruir a vida.
O reconhecimento foi estabelecido por meio do “Decreto de consagração do estado do Rio Grande do Sul à Virgem Maria”, um documento oficial do Dicastério do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos no Vaticano, enviado ao Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e à Arquidiocese de Santa Maria. Isso não altera o título de São Pedro como padroeiro do estado, pois o decreto propõe uma coroação pontifícia à Mãe Medianeira.
A coroação no Santuário contará com a presença de bispos do Regional Sul 3 da CNBB. A missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin. Dom Carlos e Dom Paulo estarão entre os celebrantes.
Fonte: Arquidiocese de Santa Maria