Pe. Jonas Gomes e Pe. Rodrigo Schneider participam do curso de Especialização “Pastoral numa Igreja em saída”
O 2º módulo do curso de Especialização “Pastoral numa Igreja em saída” aconteceu entre os dias 15 a 26 de julho, no Seminário São José, de Gravataí. Os padres Jonas Gomes e Rodrigo Schneider estão entre 41 estudantes do curso.
Promovido pela Faculdade do Jesuítas (FAJE) de Belo Horizonte, o 2º módulo tem por objetivo mostrar que os Caminhos da conversão pastoral passam necessariamente pelo planejamento da ação evangelizadora, que faz a Igreja deixar de ser um conjunto de pastorais sem prioridades para se tornar pastoral de conjunto, com prioridades e estratégias, e a coordenação pastoral como impulsionadora da mudança, apontando novos horizontes para a ação evangelizadora. Uma pastoral de “proposta” e “em saída” que arrisca o novo nas periferias geográficas e existenciais num mundo em mudança.
Destaca-se a presença do Pe. Patriky Samuel Batista, ex-Subsecretário Adjunto Geral da CNBB. Ele ministrou aulas aprofundando a história da Coordenação de Pastoral.
Como atividade prática os alunos visitaram a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Canoas, onde trabalham os Freis Capuchinhos. Juntamente com algumas das lideranças da comunidade, partilharam os momentos angustiantes da enchente e os trabalhos realizados pela comunidade nestes dias de calamidade. Ainda, destaca-se o testemunho da Sra Maria Odete, agente da Pastoral Carcerária e das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).