Diocese
Clero celebra Missa do Crisma
No dia 13 de maio de 2021, festa de Nossa Senhora de Fátima, o clero da diocese de Montenegro celebrou a missa do Crisma. Na celebração que aconteceu no Recanto Medianeira em Veranópolis, onde os padres e bispos estavam realizando seu retiro anual, foram abençoados os santos Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrado o santo Óleo do Crisma.
Na ocasião os padres renovaram suas promessas sacerdotais diante do bispo diocesano.
Na sua homilia, dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, bispo diocesano de Montenegro recordou as palavras da liturgia da missa trazidas pelo profeta Isaías, do evangelho e do Apocalipse de São João. Encorajou os padres a também anunciarem a Boa-Nova de Jesus, não terem medo de caminhar.
Também citou Santo Agostinho ao recordar da sua missão como bispo e da comunhão fundamental: “Atemoriza-me o que sou para vós; consola-me o que sou convosco. Pois para vós sou Bispo; convosco sou cristão. Aquilo é um dever; isto, uma graça. O primeiro é um perigo; o segundo, salvação”, recordando aos padres, que além da vocação específica, tem uma vocação sacerdotal comum oriunda do batismo. Esta, nos faz recordar que somos todos irmãos e irmãs.
Ao concluir sua fala, dom Carlos lembrou de todas as pessoas que serão atingidas com estes Santos Óleos. Tantos grupos, pastorais, movimentos e pessoas que levam uma palavra de esperança a tantas situações necessitadas de Deus. E resumiu a vocação presbiteral do clero: ungidos para ungir!
Do dia 10 ao dia 14 de maio o clero da Diocese de Montenegro esteve em retiro, em Veranópolis, na serra. Dom Alísio Dilli, bispo de Santa Cruz do Sul foi o pregador do encontro.
Participou também do encontro o bispo emérito de Montenegro, Dom Paulo De Conto.
Colaboração: Pe. Diego Knecht
Notícias anteriores:
Igreja
Quinta-Feira Santa abre Tríduo Pascal na Catedral
LEIA MAIS >
Igreja
Celebração da Paixão
LEIA MAIS >
Diocese
Clero diocesano se reúne em tarde de espiritualidade
LEIA MAIS >
Diocese
Missa do Crisma: memórias das enchentes e a esperança que nos renova
LEIA MAIS >
Igreja
Fragilidade e força
LEIA MAIS >