O padre João Vitor ainda explica que embora seja um chamado muito especial aos jovens, toda a comunidade é convidada a participar, pois é mais uma oportunidade de preparação para Páscoa. “A ideia é que as pessoas montem seu pequeno altar em casa e entrem em conexão conosco. Assim, todos, desde nossas igrejas domésticas, seremos unidos em uma só comunidade”, explica. Ele pede, inclusive, que ao longo da semana e no dia da vigília as pessoas compartilhem nas redes sociais as fotos de seus altares com a #DespertaJovemSJB. “Depois, vamos reunir essas fotos e publicar também no site e nas redes oficiais da Paróquia”, acrescenta.
A Vigília Desperta Jovem, como na primeira edição, é uma iniciativa da juventude da Paróquia e é organizada por integrantes do Onda, CLJ, Cursilho Jovem e jovens que representam algumas comunidades de nossa paróquia.
Conheça mais sobre a Comunidade Taizé
A Comunidade foi fundada em 1940 pelo Irmão Roger, que permaneceu como seu Prior até à sua morte em 16 de agosto de 2005, e é dedicada à reconciliação. A comunidade ecumênica é constituída por mais de cem homens de várias nacionalidades, representando ramos Protestantes e Católicos da Cristandade. A vida na comunidade foca a oração e a meditação cristã. Jovens de todo o mundo visitam Taizé todas as semanas para integrar na vida da comunidade.
Taizé germinou um estilo único de música contemplativa que reflete a natureza meditativa da comunidade. A comunidade, apesar de origem europeia ocidental, procura acolher pessoas e tradições ao longo do globo. Este internacionalismo arrasta-se até à música e orações onde as músicas são cantadas em muitas línguas, cada vez mais incluindo cânticos e ícones provenientes da tradição Ortodoxa Oriental.
No coração de Taizé encontra-se uma paixão pela Igreja. É por essa razão que a comunidade nunca quis criar um “movimento” ou organização centrada em si mesma, mas sim enviar o jovem de volta dos encontros para a sua Igreja local, para a sua paróquia, grupo ou comunidade, para realizar, junto com muitos outros, a “peregrinação de confiança na terra”.
Fonte: psjb.org.br