Que quereis que eu vos faça?” (Lc 10,36)

XXIX Domingo T. C. – Ano B: Is 53,10-11; Sl 32 (33); Hb 4,14-16; Mc 10,35-45

Estamos no caminho de Jesus, guiados pelo Evangelho de São Marcos.  É uma catequese que procura responder: ‘Quem é Jesus?’ E, portanto, ‘quem é o discípulo?’

Neste caminho, Jesus e os discípulos estão chegando num desenlace, que nos começa a revelar o Evangelho do próximo domingo: a cura do cego de Jericó, que é a porta para entrar em Jerusalém da paixão, morte a ressurreição do Senhor.

Neste domingo, no caminho para Jerusalém, Jesus vai a frente, e os discípulos Tiago e João perguntam a Jesus se podem fazer um pedido. A resposta de Jesus: “Que quereis que eu vos faça?” (Lc 10,36). Ao que eles se sentem á vontade para pedir para sentar em tronos. Eles estão no ‘caminho’ e pedem para ‘sentar’. Jesus revela que eles não sabem o que estão pedindo.

De fato, os leitores de Marcos, daquele tempo, e também nós leitores de hoje, discípulos e discípulas de Jesus, sabemos que o trono de Jesus é a Cruz, esta é a sua glória; e, á sua direita e á sua esquerda, estão dois condenados, dois ladrões que são condenados com Jesus. Por isso, Jesus diz que eles não sabem o que pedem. Mas, Jesus sempre perguntando, propõe aos discípulos um caminho: “Podeis beber o cálice que eu vou beber; ser batizados com o batismo que eu serei batizado?” Ou seja, Jesus está propondo o caminho, o seguimento, a imitação, o abraçar a Cruz.

Os outros dez discípulos, também se revelam. Ficam indignados com o pedido de Tiago e João, pois também eles queriam ‘sentar-se em tronos’. Por isso o ensinamento de Jesus, para Tiago e João, para os dez e também para todos nós, leitores e leitoras, discípulos e discípulas, é que sempre precisamos do discernimento, de fazer escolhas: pois, no mundo, há os que, com poder, tiranizam sobre os demais; mas para os discípulos e discípulas de Cristo há um ensinamento preciso, um caminho a percorres: “Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que vos serve, 44 e quem quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos” Mc 10,43-44).

O caminho de Jesus, é o serviço, o doar-se, o dar a vida. Este também, é o nosso caminho. Caminhamos com Ele, pois ele é o “Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6). Os primeiros cristãos eram chamados “discípulos do Caminho”. O caminho é revelado por Jesus: “Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos” (Mc 10,45).

Senhor, dá-me a graça ser teu discípulo, tua discípula;

Senhor, dá-me a graça de caminhar contigo;

Senhor, dá-me a graça de imitar o teu serviço;

Senhor, dá-me a graça de abraçar a Tua missão, e nela perseverar Contigo.

Deus vos abençoe, vos mantenha no caminho do Evangelho e na comunhão eclesial.

 

+Dom Carlos Romulo – Bispo Diocesano de Montenegro

Conteúdos anteriores: